Notícias

TJDFT: CORREGEDORIA DO TJDFT ENTREGA SELO DE QUALIDADE A 22 VARAS DO DF

Data: 02/12/2016

O Corregedor da Justiça do DF, desembargador José Cruz Macedo, entregou, nesta sexta-feira, 2/12, o Selo de Qualidade da Corregedoria a 22 serventias judiciais das circunscrições do Guará, Paranoá, Planaltina e Sobradinho. O objetivo é valorizar magistrados e servidores do TJDFT pelo trabalho realizado nos cartórios, a fim de promover uma prestação judiciária de excelência.

Segundo o Corregedor da Justiça do DF, “em primeiro lugar, as correições visam a melhoria dos serviços e a uniformização dos procedimentos”. Na ocasião, o magistrado destacou ainda o caráter preventivo e instrutivo das correições. Além disso, para o Corregedor, o Selo de Qualidade é uma oportunidade de valorizar e reconhecer o desempenho dos servidores e dos magistrados, bem como estimulá-los a prestarem um serviço de qualidade a toda à sociedade. “As pessoas têm um expectativa grande quando recorrem ao Judiciário. E o que elas querem? Uma solução rápida, o que nem sempre é possível, e um bom atendimento, uma atenção especial. Nós devemos isso à sociedade. Somos servidores públicos justamente por isso: para servir o jurisdicionado”.

Das 27 serventias correicionadas nas circunscrições do Guará, Paranoá, Planaltina e Sobradinho, 22 receberam o Selo de Qualidade, sendo 20 na categoria ouro, uma na categoria prata e uma na categoria bronze. As varas agraciadas foram aquelas que atingiram pontuação igual ou superior a 80% na avaliação final das correições ordinárias, conforme os novos critérios estabelecidos pela Portaria GC 59/2016. Além da entrega do selo, instituído em junho de 2012, por meio da Portaria GC 68/2012, magistrados e servidores lotados nas varas também receberam certificado e elogio em pasta funcional.

Durante a cerimônia, a juíza Erika Souto Camargo, diretora do Fórum de Sobradinho, comparou o funcionamento da equipe do Judiciário com o de uma orquestra, na qual o desempenho conjunto do maestro e dos músicos é essencial para uma sinfonia perfeita, ou seja, dar ao cidadão o “sentimento de que buscar o Judiciário vale a pena”. A diretora do Fórum de Planaltina, juíza Catarina de Macedo Nogueira Lima e Correa, ressaltou a atuação da Corregedoria da Justiça do DF como “uma grande aliada” no acompanhamento das atividades dos cartórios. “A Corregedoria é o farol que indica o curso. O olhar de fora traz o que a gente não consegue ver, ajuda a otimizar. Não no sentido de punir, fazer uma inquisição, mas de orientar”, enfatizou.

Para o juiz Julio Cesar Lerias Ribeiro, diretor do Fórum do Paranoá, a conquista só foi possível devido “ao trabalho árduo de magistrados e principalmente dos servidores”. O magistrado afirmou ainda voltar com a “motivação redobrada”. Na ocasião, a juíza Zoni de Siqueira Ferreira homenageou a juíza Maria Leonor Leiko Aguena, diretora do Fórum do Guará, pelo “trabalho ininterrupto por uma magistratura melhor”.

Também participaram da cerimônia a juíza de direito substituta de 2º Grau Sandra Reves Vasques Tonussi; o juiz assistente da Corregedoria e coordenador das atividades de correição do TJDFT, Luis Martius Holanda Bezerra Junior; e o presidente da subseção de Sobradinho da OAB/DF, Márcio de Souza Oliveira.

De maio a novembro de 2016, a Corregedoria da Justiça do DF correicionou 43 serventias e 37.468 processos, sendo que em 78% dos processos correicionados não foram constatadas pendências. Esses e outros dados sobre correição podem ser conferidos, na página Correições Judiciais, localizada no site do TJDFT. No espaço, estão disponíveis informações sobre as atividades realizadas em cada serventia, portarias regulamentadoras, dicas cartorárias, lista das serventias correicionadas e dos agraciados com o Selo de Qualidade da Corregedoria, entre outras informações.

Todos os dias, o membro do JEMPE recebe um completo e atualizado boletim de notícias jurídicas em seu e-mail, com uma seleção especial preparada pelo grupo, após criteriosa pesquisa nos sítios dos principais tribunais do país. Conforto e praticidade para quem valoriza o tempo disponível para estudo!

Busca

Arquivo de notícias

Copyright © 2006-2024 JEMPE. Todos os direitos reservados.
Projeto Gráfico: Claren Design