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Data: 18/10/2016
Na tarde dessa segunda-feira, 17/10, os servidores da Ouvidoria do TJDFT foram capacitados para atuarem como disseminadores das práticas de soluções consensuais de conflitos. A capacitação, promovida por uma parceria entre a própria Ouvidoria e o Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação - NUPEMEC, teve o objetivo de preparar os servidores da unidade para que, em seus contatos com os cidadãos, forneçam informações e explicações sobre o funcionamento da mediação e da conciliação dentro do TJDFT. O curso foi ministrado na sala de reuniões do NUPEMEC, no Fórum de Brasília.
A ação visa a atender às orientações da Ouvidoria do CNJ para que as Ouvidorias dos tribunais, que mantêm diálogo permanente com os jurisdicionados, atuem como agentes potencializadores da mediação e da conciliação, estimulando e promovendo a resolução consensual de conflitos.
Segundo instruções do CNJ, “vislumbra-se aqui a oportunidade de tratamento mais sistêmico e efetivo dessas demandas, harmônico com outras ações e projetos do Conselho Nacional de Justiça - CNJ e dos tribunais, que já enfrentam a questão do aumento da demanda processual e da cultura de litigiosidade em nossa sociedade”.
Diante disso, a partir de novembro, a Ouvidoria do TJDFT incluirá em suas respostas informações quanto aos benefícios dessa modalidade de solução de conflitos, bem como dos procedimentos para solicitar a inclusão de processos na agenda de conciliação ou mediação em um dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania - CEJUSCs, independentemente da fase em que eles se encontram.