Notícias

TJSP: MANTIDA CONDENAÇÃO DE EX-PREFEITO DE ITAPUÍ POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

Data: 26/02/2015

A 8ª Câmara de Direito Público do TJSP confirmou a condenação, em primeira instância, do ex-prefeito de Itapuí José Gilberto Saggioro por improbidade administrativa. Ele sofreu a perda da função pública, teve os direitos políticos suspensos por cinco anos, não poderá contratar com o Poder Público por três e pagará multa civil.
Em ação civil pública, a Promotoria acusou-o de descumprir determinação judicial que obrigava a Administração a construir uma estação de tratamento de esgoto no Município. O ex-prefeito alegou que providenciava a instalação da estação por meio de convênio com autarquia vinculada à Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, porém não lhe teria sido dada chance de produzir provas nesse sentido.
O relator da apelação do réu, Manoel Ribeiro, esclareceu que o ex-prefeito foi regularmente citado e apresentou seus argumentos, o que afasta a tese de cerceamento de defesa. Quanto ao mérito da questão, o magistrado afirmou que o início das obras previstas deixou de ocorreu exclusivamente por inércia da Prefeitura. “Ao deixar de empreender esforços para o cumprimento do convênio ou de ações para suspender o depósito de esgotos no córrego Bica da Pedra, o réu violou os princípios fundamentais da administração pública, especialmente a moralidade, legalidade e lealdade às instituições.”
O julgamento foi unânime e teve participação da desembargadora Maria Cristina Cotrofe Biasi e do desembargador Paulo Dimas Mascaretti.

Apelação nº 0006094-82.2010.8.26.0302


Fonte: www.tjsp.jus.br

Todos os dias, o membro do JEMPE recebe um completo e atualizado boletim de notícias jurídicas em seu e-mail, com uma seleção especial preparada pelo grupo, após criteriosa pesquisa nos sítios dos principais tribunais do país. Conforto e praticidade para quem valoriza o tempo disponível para estudo!

Busca

Arquivo de notícias

Copyright © 2006-2024 JEMPE. Todos os direitos reservados.
Projeto Gráfico: Claren Design